Como usar o planejador de palavras chaves do Google


Keyword, ou palavras chave, é uma técnica que muitos blogueiros usam para criar conteúdo para a internet que facilmente pode ranquear um site no Google. E se levarmos em conta que o Google é o maior site de busca do mundo, isso é um feito e tanto. Principalmente para aqueles que trabalham com Adsense.

O que se faz com uma palavra chave? Simplesmente se descobre o que as pessoas mais estão buscando no Google, e aí você produz o conteúdo em cima disso, dentro do seu nicho, claro.

E isso é pago? O do Google, não!

Existem outros meios de buscar quais são as palavras e termos mais buscados na internet, mas todas as que achei eram pagas e caras, o que inviabilizava para mim. Só que o Google, incrível do jeito que é, nos proporciona uma maneira GRATUITA de procurar o que anda sendo mais requisitado nele através do planejador de palavras chave, e até da própria ferramenta do Google.


Vamos começar fazendo o mais simples.

Abra uma janela anônima na sua internet. Não sabe fazer isso? Clica nos três pontinhos do canto direito, na barra de digitação. Daí vão aparecer algumas opções, entre elas o Nova Janela Anônima. É nesse que você deve clicar.

Uma nova janela toda preta vai aparecer. Não se preocupe que ela é só para proteger os seus dados, e para que quando você for buscar qualquer coisa no Google, não apareçam já as suas preferências. Dessa forma o Google não vai reconhecer a sua máquina e vai te dar as melhores opções buscadas, e não as suas opções mais buscadas. Entenderam isso? Vamos prosseguir.



Feito isso você vai abrir uma página do Google e digitar algo que seja do seu nicho. Como o meu é essencialmente livros, essa poderia ser a minha palavra de busca. Mas vou colocar outra qualquer, só para vocês verem como funciona.



Coloquei o nome "planejador de palavra chave", que é o tópico do nosso assunto de hoje. Estão vendo que enquanto a gente digita o próprio Google te dá vários opções de termos do que buscar? Esses termos são melhores os ranqueados no Google. Isso significa que são os que as pessoas mais procuram. Então dessa simples tarefinha você já tirou o título da sua postagem, como foi para mim, e outros títulos de outras postagens que você pode fazer com o mesmo assunto.

Veja também: Como sempre ter visitas em seu site

Fácil, não é? Com a internet tudo é fácil, gente. Só precisa conhecer por que caminho seguir.

Mas vai que você queira saber quais temas estão sendo mais procurados dentro de um mesmo nicho, em números. Daí vamos para o planejador de palavras chave que o Google oferece.


Se vocês digitarem no Google "Planejador de palavras chave" as primeiras opções que vão aparecer são os de anunciantes, ou seja, os pagos. Mas é só descer um pouco a tela que vão encontrar o do Google, que é esse site circulado em vermelho ai em cima.

Estão vendo o nome do planejador ali? Clica nele!


Vocês irão ser direcionados para uma página, e é só descer um pouco nela para encontrar essa parte ai. Clica em selecionar suas palavras chaves.


Embaixo vai aparecer uma barra de busca e você pode pesquisar alguns termos do que você quer falar, e o planejador vai te dar os números dessas palavras ou termos.


Nessa foto ele já me mostrou as palavras que eu havia pesquisado anteriormente, juntamente com os números. Ao lado da numeração tem a opção de "mais opções", que se você clicar o próprio planejador vai te dar outras opções puxando da ideia do que você colocou.

Então olhando essa imagem dá para saber que livros de romance e livrarias são termos muito buscados, e a partir disso você pode tirar as ideias para criar os seus posts.

Entenderam como funciona? É super simples. Basta mexer um pouco que descobrem como fazer disso útil para o seu dia a dia. 

Agora mãos à obra! Vão pesquisar termos e montar um banco de ideias maravilhoso para vocês. Qualquer dúvida basta me procurar no Instagram @caroltelesbispo.