Como sempre ter visitas em seu site


Hello people!

Vamos falar sobre visitas frequentes em seu site? E para isso hoje, especificamente, conversaremos sobre conteúdo Evergreen.

Tenho certeza de que, ainda que você não tenha ouvido falar especificamente com essa palavra, sabe o que é conteúdo Evergreen. No sentido literal da coisa, conteúdo Evergreen significa "sempre verde", e acho a denominação perfeita, já que quer dizer exatamente isso: um conteúdo que sempre será fresco, ainda que seja uma coisa batida.

Por exemplo, se você tem um site que fale de receitas culinárias e publica uma receita básica que se encontra em qualquer lugar, como pudim de leite, esse seria um conteúdo sempre verde, Evergreen. Embora seja uma receita batida, alguém sempre vai estar buscando receitas sobre pudim na internet. Eu sou uma delas. Nunca lembro o que usar ou quando usar, e recorro ao Google com frequência. 
Daí você poderia pensar que isso iria te colocar na mesma lista de concorrência que os outros, as vezes sites maiores que o seu, mas não é exatamente assim, porque se você é um produtor de conteúdo, já vem gerando esse conteúdo muito antes de publicar uma receita de pudim, e já tem um público certo. O que vai acontecer é que seu público, que acompanha suas receitas diferentes, vai poder também procurar coisas básicas no seu site, como a receita de pudim, que nesse caso é o tal conteúdo Evergreen.

Outro ponto positivo? Atrair pessoas através do Google.

A maior quantidade de visualizações nos posts aqui do site e do canal vem de conteúdo Evergreen. Veja o espelho das minhas estatísticas de postagem do blog:


Em primeiro lugar está um TOP 10 de Melhores filmes românticos. Filmes românticos é uma coisa que as pessoas sempre estão buscando no Google, portanto é um conteúdo Evergreen. 
Em segundo tem a diferença entre Conto e Crônica, que também é algo super procurado por ai. E daí vem seguido de mais top 10, de mais dicas e coisas afins. Em resumo, esses são conteúdos Evergreen porque sempre terão interessados no assunto. Capiche?

Mas Carol, só devo fazer esse tipo de conteúdo para o meu site? Claro que não! Os conteúdos noticiosos também são chamarizes para o seu site/canal, portanto não os ignore. O ideal mesmo é ficar de olho no Twitter de autores que gostamos da gringa (no nosso caso que falamos sobre livros), e nas editoras, para saber o que vem para o Brasil e quando. Esse sempre é um conteúdo que chama a atenção do leitor que está investigando o assunto no Google, e você precisa estar no ranking de postagens. Então, quanto mais rápido postar, melhor o retorno para você e mais alto vai ficar no ranking do Google. 

Importante: Não esqueça de sempre linkar outras postagens suas em seus posts noticiosos. Postagens que sejam Evergreen, ok? Faça quem está chegando no seu site saber que seu conteúdo é completo de notícias e material interessante, mesmo que antigo. Material importante. 

Aqui vai uma lista de tipo de posts que podem ser Evergreen e que jamais terão estatísticas baixas em um blog. 


  • Top 10: Sobre qualquer coisa. Filmes de terror, filmes de suspense, filmes para crianças, livros prediletos, livros com romance, livros ruins, lugares para ir no inverno, comidas para comer nas férias... Conteúdo para isso você vai ter de monte! 


  • Infográficos: As pessoas adoram infográficos! É uma maneira incrível de visualizar a resolução de um problema. Então você pode fazer infográfico com dicas que melhoram a interação no Instagram, ou melhores horários de postagem, dicas de como ler mais ou infográfico de um projeto de leitura para o mês seguinte, ou mesmo de como ser mais organizado para ler. 



  • Como fazer ou Diy: Quem nunca abriu o Google e digitou "como fazer..."? Até meu padastro fez isso para construir a escada aqui de casa! Ok, ficou uma merda, mas ele fez e usando vídeos de Youtube. Com a internet hoje em dia e quantidade de posts de "como fazer" de tudo é facilidade para todos os lados. Só deixa de fazer alguma coisa quem quer, e acredite que as pessoas gostam de ser independentes e descobrir sozinhas como montar coisas novas. Tutoriais tem de monte e você precisa entrar no embalo. 


  • Guia para iniciantes: Escuto muito as pessoas me pedindo uma espécie de roteiro de como começar alguma coisa. Normalmente como começar a ler mais, ou como fazer a gravar vídeos para o Youtube ou ainda como escrever melhor. Aqui a gente entra muito na linha dos infográficos e até do "como fazer", mas temos um material em modelo de guia mesmo, como um pequeno compêndio de problemas e soluções. Todo mundo curte isso. 


  • Superação de problemas: Já cliquei muito em post do tipo "Sai de uma ressaca literária com romance de época", até porque eu mesma já sai de várias com romance de época. Tudo mundo tem problemas, concorda? E todo mundo busca formas de resolver. Mesmo que não seja um problema que só se resolva com nosso físico. As vezes uma forcinha emocional é muito importante. Com o adendo da internet, as pessoas estão cada dia mais solitárias, querendo ser ouvida ou ouvir outra pessoa. 


  • Checklist: Todo mundo, repito TODO MUNDO adora um checklist! Esse vai sempre ser um conteúdo Evergreen na internet, seja de que assunto for. Então começar uma postagem dizendo "checklist de livros para férias" ou "checklist de material de papelaria para começar bem o ano" vai sempre render boas visualizações. Então aproveitem que é um conteúdo fácil de ser produzido e pense em vários. 


  • Ferramentas gratuitas: Falou gratuito, vai chover gente no seu post! Simplesmente porque as pessoas adoram conteúdo gratuito, seja lá o assunto que for. Então você pode pensar em apresentar ferramentas gratuitas que facilitem a vida delas. Como um aplicativo bom para organizar a agenda, ou um para a galera fitness. Um site para baixar imagens ou você mesmo disponibilizar imagens para impressão. 


  • Melhor e pior: Esse é um tipo de post que sempre chama atenção do leitor. As pessoas gostam de ver extremos de qualquer coisa, então produza conteúdo que lhes mostre extremos. Leu um livro? Mostre para o leitor em formato de lista o melhor e o pior daquele livro. Experimentou um curso novo dentro do seu nicho? Faça o mesmo! As pessoas são eternas stalkers e gostam de ver o que você pode dizer das coisas que faz e experiências que vive. 
Então, galera, anotaram tudo?
Agora mãos na massa e botem essa cabecinha para funcionar. Tenho certeza de que irão produzir muito conteúdo incrível com essas dicas. E não esqueçam de passar no meu insta e dizer como está indo sua produção de conteúdo Evergreen. @caroltelesbispo